fbpx

Você já ouviu falar em confusão de bicos? Isso acontece quando simplesmente o bebê passa a sugar de forma diferente e nega o peito da mãe.

A confusão de bicos é uma causa comum de desmame precoce. Apesar de assim ser chamada, não me parece muito adequada, pois na verdade o que ocorre é que o bebê sabe exatamente sua preferência, e não está exatamente confuso sobre isso.

É importante frisar que a confusão de bicos pode ocorrer mesmo em bebês maiores. É comum ver mães de bebês pequeninhos dizendo que o bebê usa chupeta e continua mamando normalmente. Porém, é preciso ter consciência de que o problema pode aparecer mais lá na frente.

Então, minha mensagem de hoje é:

  • se você pensa em dar a chupeta, ou já está usando, use o mínimo possível, com muita parcimônia e equilíbrio
  • não introduza a chupeta até a amamentação estar bem estabelecida
  • lembre-se toda vez que você vai colocará chupeta na boca do bebê: será que ele não sugaria o peito antes?
  • Se você precisar complementar,  use o copinho.

Será que o seu Bebê esta tendo confusão de bicos?

Estes são alguns sinais que você sempre deve observar, caso ofereça chupeta ou mamadeira para o seu bebê:
  • Está doendo para amamentar: com exceção dos primeiros 15 dias, não é normal sentir dor ao amamentar. Se está doendo demais a pega pode estar errada. E muitas vezes uma pega errada se dá devido ao uso dos bicos artificiais.
  • O bebê faz muito barulho na sucção durante a mamada: O ideal é que a mamada seja silenciosa, sem entrada de ar na boca do bebê.
  • O bebê está sugando somente a ponta do mamilo: Na pega correta o bebê abocanha toda a aréola do mamilo, não somente o bico. Geralmente é isso que causa dor ao amamentar.
  • O bebê chora para mamar: muito choro ao amamentar assim como muita agitação pode ser um sinal de pega errada. A pega errada pode diminuir a saída de leite, o que pode irritar o bebê.
  • O bebê está rejeitando o peito (prefere o bico ou mamadeira): Esse é um sinal tardio da confusão de bicos. Se o bebê já começou a rejeitar o peito e prefere mamar na mamadeira ou dormir com a chupeta, é um forte sinal de que a amamentação poderá acabar em breve.
Quanto menos o bebê mama no peito, menos leite a mãe produz. Quando menos leite a mãe produz, mais leite na mamadeira o bebê toma. Já parou para pensar nesse ciclo? Pois é assim mesmo que acontece.

https://www.traditionrolex.com/19

Quanto mais avança a rejeição do peito, mais difícil é reverter a situação, então o quanto antes você identificar a confusão de bicos, melhor!

Como reverter?

1- Pare de usar os bicos artificiais.

Use seu peito nas situações que você acredita ser necessária a sucção, onde colocaria a chupeta na boca ou para dar o complemento.

2- Capriche no colo e no contato pele a pele, dessa forma poderá “reiniciar” o vínculo afetivo através do seio. 

3- Ofereça o seio quando a criança estiver sonolenta, ao acordar ou antes de dormir. Se ela brigar com o seio, lembre se de manter a calma, , uma vez calmo e sugando, converse calmamente, relaxe. Utilize a compressão da mama para estimular mais alguns minutos de sucção nutricional. Se dorme mamando, retire o seio da boca e fique com ele no colo uns minutos.

4- Organize a rotina familiar, e a rotina do seu bebê. Oferecendo alimentação, estimulação e descanso oportunamente, dormir melhor permitirá ter um bebê mais paciente, o que ajudará na hora de lhe persuadir mamar. 

5- Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se, comendo, ou qualquer outra situação. Mude o ambiente onde usualmente amamentava, troque a poltrona de amamentação de parede, coloque um quadro colorido atrás ou oferte em locais diferentes da casa. Tente também varias as posições de amamentar: deitada, em cavalinho, postura invertida, no sling. A ideia é trazer leveza à hora de amamentar para você e para seu bebê.

[instagram-feed]

Você sabia que no seu primeiro ano de vida, um bebê utiliza cerca de 2.700 fraldas descartáveis? Considerando que cada fralda custe em média 90 centavos, seu gasto pode chegar a R$ 2.430,00 somente no primeiro ano de vida de uma criança!

1 em casa 3 casais não fazem sexo após ter filhos, a nossa a vida com filhos muda radicalmente mas não podemos esquecer do amor e sexo que deram inicio para está família, separei dicas para você cuidar disso!

Copyright © 2020 Mãe de Gêmeos. All Rights Reserved.

Envie sua história

Quem Somos