fbpx

Essa fase sempre trás muitas dúvidas e receios, mas a única maneira de passar ela com tranquilidade é com informações

Ta aí uma dos assuntos que deixam as mamães de cabelo em pé, não é mesmo? será que o meu filho vai comer bem? Por onde começar? Já iniciei e não está dando certo, e agora? E a minha alimentação?

Muitos pais não sabem que a má alimentação do bebê está diretamente ligada aos problemas de seu desenvolvimento físico e mental.

Infelizmente, esse não é o único problema que pode ser gerado pela falta de cuidado dos pais, doenças sérias como obesidade, hipertensão, anemia, diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares, insônia, dificuldade para dormir  também podem ser desenvolvidos na infância e levadas para a vida adulta.

Introdução Alimentar Precoce

Na tentativa de acertar, é comum que muitos adultos errem na alimentação infantil. O erro mais comum é introduzir de forma muito precoce outros alimentos para além do leite materno na dieta do bebê. A introdução de alimentos diversos durante os primeiros seis meses de vida está associada com o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde para o bebê, por exemplo:

  • Diarréia
  • Doenças respiratórias
  • Doenças digestivas
  • Risco de desnutrição
  • Infecções urinárias
  • Alergias
  • Hipertensão
  • Colesterol alto
  • Diabetes

Além disso, a introdução antecipada de comidas na alimentação infantil também está ligada a atrasos e/ou maiores dificuldades no desenvolvimento da criança. Estudos mostram que o desenvolvimento apropriado do cérebro e de outros órgãos tem associação com a adequação (ou inadequação) da alimentação infantil. No Manual da Alimentação do Bebê eu incluí os sinais de maturidade, como estimular seu bebê, os métodos e como facilitar está fase.

Alergias

Entre as alergias alimentares mais comuns, temos a alergia a proteína do leite de vaca, ovo, trigo e soja, as quais costumam desaparecer após o segundo ano de vida. Já as alergias as castanhas, amendoim, nozes e frutos do mar costumam acompanhar a criança durante toda a vida.

Na fase de introdução alimentar, os alimentos oferecidos ao bebê devem ser selecionados e a família informada e consciente. Adicionalmente, algumas alternativas podem ser feitas para melhora da parede intestinal, como administração de probióticos, por exemplo.

Na descoberta de algum indício de alergia, vale a visita ao gastropediatra e a nutricionista, que irá orientar a melhor alternativa dietética para cada caso.

No Manual da Alimentação do Bebê eu separei todos os alimentos que podem causar alergia e também a partir de qual idade podem ser adicionados, tudo isso para que você se sinta segura na hora de alimentar seu bebê.

Agora quero deixar um alerta para o quão é importante agir com responsabilidade e confiança nesta fase do Bebê, primeiro que se alimentar não é intuitivo, o bebê precisa ser ensinado e para ele comer é até mais difícil do que aprender a andar e falar.

A Alimentação no primeiro ano de vida da criança influencia no desenvolvimento e, de forma correta, os ajuda a serem adultos saudáveis.

Os bons hábitos desde a introdução alimentar evitam problemas futuros, como obesidade e doenças cardiovasculares, além de melhorar o desenvolvimento intelectual, ensina a especialista.

Em contrapartida, se a oferta for inadequada, poderão ocorrer desequilíbrios hormonais e metabólicos que ficarão presentes até o resto da vida.

É também nesta fase que o paladar da criança é formado. As preferências de sabores podem ser modificadas pela exposição de um determinado tipo de alimento. Ou seja, se a exposição ao sal, por exemplo, é feita de forma precoce, haverá preferência por alimentos com excesso de sal. O mesmo vale para o açúcar.

Não existe apenas um método para a introdução alimentar e também creio que não existe “o melhor método” mas sim o melhor para o bebê e sua família, por isso é importante entender de cada e escolher o que melhor se adaptar.

Você tem uma oportunidade única de favorecer os bons hábitos alimentares futuros e evitar o aparecimento de certas doenças nos seus filhos. E isso decorre exatamente da maneira em que é feita a introdução alimentar no primeiro ano de vida.

Tudo o que você precisa para tornar seu filho um adulto saudável está no Manual da Alimentação do Bebê, separei todos os métodos e além disso dicas para iniciar com cada um deles, você não pode deixar essa oportunidade passar e correr o risco de estragar este momento tão importante do seu bebê.

[instagram-feed]

Você sabia que no seu primeiro ano de vida, um bebê utiliza cerca de 2.700 fraldas descartáveis? Considerando que cada fralda custe em média 90 centavos, seu gasto pode chegar a R$ 2.430,00 somente no primeiro ano de vida de uma criança!

Emanuelly

O bebê nasce e com ele o sonho da maioria das mães pode se tornar real ou não, depende do quanto a mãe se preparou durante a sua gestação. Amamentar além de aumentar o vínculo, é o melhor alimento para o bebê e ajuda a mulher a voltar para o corpo de antes da…

Copyright © 2020 Mãe de Gêmeos. All Rights Reserved.

Envie sua história

Quem Somos